O e-CPF é como se fosse a versão eletrônica do CPF,
O e-CPF é como se fosse a versão eletrônica do CPF,
com ele é possível comprovar sua identidade eletronicamente, com validade jurídica, o que garante autenticidade nas transações eletrônicas para pessoas físicas e o acesso a diversos procedimentos. Pode ser do tipo A1, A3, ou em nuvem.
Entre as suas diversas aplicações podemos destacar:
Assinar contratos digitalmente
Obter a CNH Digital
Acessar a Conectividade Social
Obter a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda Pessoa Física todos os anos
Criar procurações eletrônicas
Acessar o site da Receita Federal
Resgatar nota fiscal
Autenticar-se em sites e sistemas com segurança.
Reconhecer firma de veículos.
Dentre outros atributos.
O e-CNPJ é
como se fosse a versão eletrônica do CNPJ, com ele é possível comprovar a identidade de sua empresa eletronicamente, com validade jurídica, o que garante autenticidade nas transações eletrônicas e o acesso a diversos procedimentos.
Pode ser do tipo A1 ou A3.
Podemos destacar como principais funções:
Enviar aos órgãos governamentais as informações trabalhistas e previdenciárias;
Assinar notas fiscais;
Pagar tributos das três esferas de poder, fazer transações bancárias e facilitar a comunicação da companhia entre os vários órgãos, como Prefeitura, Governo do Estado, INSS e Receita Federal, de maneira prática e segura.
Emitir e enviar declarações ao Governo.
Dentre outros atributos.
O Certificado Digital facilita a rotina dos médicos
e traz mais segurança.
Na medicina, essa ferramenta tem diversas aplicações. Entre as principais nós podemos destacar:
Elaboração do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), disponível em diversos hospitais e clínicas espalhados pelo país;
Utilização do sistema do Conselho Regional de Medicina, bem como do Portal Médico;
Acesso à plataforma de Prescrições Eletrônicas;
Assinatura de contratos digitais;
Geração de procuração eletrônica;
Acesso a certidões de órgãos governamentais;
Execução de transações bancárias com mais segurança.
Outra vantagem é que o certificado digital proporcionará benefícios para o médico em suas atribuições do dia a dia como pessoa física. Por exemplo, com esse documento é possível consultar suas declarações do imposto de renda enviadas nos anos anteriores, além de facilitar o próprio preenchimento e envio delas.
Você também pode acessar o portal restrito da Receita Federal, chamado e-CAC. Assim, terá acesso a suas informações tributárias, poderá realizar a emissão de DARFs de tributos e, até mesmo, participar de leilões.
O Certificado Digital OAB é o Certificado de Pessoa Física (e-CPF) A3 atrelado ao registro do profissional na Ordem dos Advogados do Brasil – OAB,
o qual garante autenticidade, confidencialidade, integridade e não repúdio às transações realizadas na esfera eletrônica. Portanto, permite que o titular assine digitalmente qualquer tipo de documento e realize processos com segurança, rapidez e validade jurídica, sem a necessidade da presença física.
Por meio deste documento, o profissional pode dar andamento a diversos processos sem a necessidade de locomoção, como, por exemplo, visualizar autos e realizar o Peticionamento Eletrônico.
Com o Certificado Digital OAB é possível:
Fazer o peticionamento eletrônico 24h por dia;
Consultar os autos;
Receber de intimações;
Assinar digitalmente documentos de qualquer espécie;
Realizar procurações eletrônicas;
Acessar o e-CAC;
Obter a declaração do Imposto de Renda pré-preenchida
Habilitar a e-CNH
Você que é advogado (a) e quer aumentar a sua produtividade e agilidade em seus serviços não pode ficar sem o seu certificado digital, emita o seu hoje mesmo e utilize todos os benefícios trazendo mais qualidade nos serviços prestados aos seus clientes.
O e-MEI é uma variação do e-CPF
e com ele você poderá impulsionar o seu negócio e empreender com mais segurança.
Com a solução você poderá:
Realizar serviços da Receita Federal de onde estiver;
Declarar o Imposto de Renda de forma prática com a Declaração Pré-Preenchida;
Assinar contratos digitalmente sem a precisar se deslocar.
Mas atenção! Se o seu negócio estiver ganhando escalabilidade e você precisar emitir Notas Fiscais, recomendamos que você adquira:
NF-e: a solução pode ser acessada por qualquer colaborador da empresa, desde que autorizado;
E-CNPJ o acesso é restringido apenas para os sócios e representantes legais da empresa.
O que é o modelo NF-e de certificado Digital?
O NF-e é o certificado digital para quem precisa emitir notas fiscais eletrônicas. Ele é o reconhecimento da empresa diante dos órgãos públicos, como a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) ou do município (Prefeitura). Com ele o responsável vai emitir as notas fiscais eletrônicas e ainda fazer diversas outras ações relacionadas à contabilidade da empresa.
Este certificado digital é uma peça básica na profissionalização, automação e crescimento do negócio das empresas.
O NF-e traz mais praticidade e segurança para qualquer atividade online, além de desburocratizar processos e economizar tempo de empresas e pessoas.
Quem precisa ter um NF-e?
O NF-e é ideal para quem precisa emitir os seguintes documentos fiscais:
• Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)
• Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e)
• Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e)
• Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e).
Qual é a diferença entre um e-CNPJ e um NF-e?
A diferença é que o NF-e pode ser emitido para qualquer funcionário da empresa, não precisa ser o representante na Receita Federal. Por isso, ele permite ao empresário nomear o responsável pela emissão das notas fiscais sem que seja necessário compartilhar o e-CNPJ da empresa e senha, o que não é recomendado.
Você sabia
que assinar um documento com um certificado digital o torna válido juridicamente?
De acordo com a Medida Provisória 2.200-2, a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) garante "a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica, das aplicações de suporte e das aplicações habilitadas que utilizem certificados digitais, bem como a realização de transações eletrônicas seguras.
Tenha mais segurança e agilidade nas suas transações.
• Reduza a utilização de papéis
• Tenha validade jurídica nas assinaturas digitais
• Assine contratos e documentos sem sair de casa
• Acabe com a burocracia
• Tenha acesso a serviços sociais e portais do Governo Federal
Faça tudo isso de uma forma segura e rápida.
Emita hoje mesmo o seu certificado digital e ganhe produtividade para você e seu negócio
Existem alguns casos e situações
em que o uso do Certificado Digital é OBRIGATÓRIO!
Confira alguns deles:
- Emissão de nota fiscal eletrônica
- Assinatura de documentos digitais
- Acesso ao portal e-CAC
- Acesso ao PJe
- Entrega da RAIS - Relação Anual de informações sociais
Se você precisar realizar algum desses serviços, mas ainda não possui Certificado, entre em contato com a gente e adquira já o seu!
Os proprietários dos veículos usados de todo o País já podem assinar digitalmente,
por meio de uma conta no gov.br, a autorização transferência de propriedade de veículos (ATPV-e) pela Carteira Digital de Trânsito (CDT). Fica dispensado o reconhecimento de firma em cartório, simplificando e agilizando o processo para o cidadão, que já possui o documento armazenado no aplicativo da CDT.
A primeira versão da Assinatura Eletrônica Avançada estará disponível para vendas de veículos por pessoas físicas para estabelecimentos comerciais integrados ao Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave). O registro possibilita a transferência eletrônica de propriedade, com escrituração eletrônica de entrada e saída de veículos do estoque das concessionárias e revendedoras, eliminando a necessidade de despachantes, cartórios ou outros intermediários. (Fonte: gov.br)
Você que possui
um Certificado Digital A1, alocado em um computador, já possui o backup dele em uma mídia externa?
Não? 😳
É muito importante que, após a instalação do seu Certificado Digital, você faça o backup dele em um lugar externo, ou seja, em nuvem ou um pen drive.
Assim, você não fica sem seu Certificado em caso de restauração, perda, formatação ou roubo do seu computador.
Evite a perda do seu certificado.
Mantenha-se sempre seguro.
VANTAGENS EM TER UM CERTIFICADO DIGITAL
Redução da burocracia
Uma das principais funções do certificado digital é acelerar processos de assinatura de documentos, reduzindo custos com burocracia, impressão e cartórios. Para isso, ele foi desenvolvido de maneira que replique as mesmas características jurídicas dos documentos tradicionais.
Ao receber um documento de papel assinado, é comum analisar sua autenticidade e autoria, ou seja, se ele foi realmente assinado pelas partes interessadas no documento. Muitas vezes, recorre-se a um cartório para a conferência de uma assinatura de uma pessoa, processo conhecido como reconhecimento de firma.
Outra preocupação frequente é relacionada com a integridade do conteúdo, onde são verificadas possíveis rasuras ou sinais que evidenciam uma tentativa de falsificação. Da mesma maneira, os documentos digitais, para terem validade jurídica, devem obedecer a uma série de normas e estarem protegidos por criptografia de alta complexidade.
A IMPORTÂNCIA DA BIOMETRIA
Desde o dia 11/11/2016, a coleta da biometria é parte obrigatória do processo de validação do Certificado Digital. Isso significa que ao solicitar um novo Certificado ou renová-lo, além de apresentar a documentação no Ponto de Atendimento, será necessário capturar sua foto e coletar sua digital.
Essa medida tem como objetivo aumentar a segurança no processo de emissão do Certificado Digital, que é um documento no meio eletrônico e, portanto, exige métodos rigorosos para comprovar da identidade do requerente e evitar fraudes.
Assim, o funcionamento da biometria se dá a partir da confrontação de um registro visual da impressão digital de um indivíduo — uma espécie de foto dos seus dedos —, o qual se encontra em um banco de dados, com a imagem gerada por um dispositivo de leitura.
Não esqueça de fazer o registro corretamente para que não tenha dificuldades na hora da emissão do seu certificado, elevando a rapidez e produtividade nas seus emissões.
As certificações digitais são uma parte fundamental da transformação digital.
Por isso, inúmeras iniciativas para promover desburocratização dos processos através delas foram criadas. O Certificado Digital tornou-se um instrumento de conexão em muitos segmentos. E, todos os dias, surgem novas maneiras para que eles promovam a agilidade em nossa economia, tornando mais fácil a vida de pessoas físicas e jurídicas.
A simplificação da transmissão de informações entre os governos, a empresa e seus empregados é um dos principais benefícios da digitalização. Além deste, a possibilidade da diminuição da emissão das notas fiscais, economizando a derrubada de árvores para a produção de papel, é outro ponto importante. Por fim, aparece a validade jurídica plena, na qual é possível assinar contratos e documentos de qualquer parte do mundo de forma rápida e eficiente.
A jornada da transformação digital é um desafio que precisa ser abraçado pelas empresas, já que é um caminho sem volta a ser trilhado por todos. Negócios de diferentes segmentos têm adotado práticas digitais para se manter relevantes no mercado e atender a um público cada vez mais conectado e ávido por respostas rápidas para suas necessidades.
Não perca tempo, faça hoje mesmo o seu certificado digital.
O Certificado Digital é obrigatório para empresas com mais de cinco funcionários e é exigido nos demonstrativos de recolhimento do FGTS, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, além de outros encargos trabalhistas.
Algumas empresas que são obrigadas a ter um certificado digital. Confira quais são:
🔹 De Lucro Presumido ou Real
Empresas inscritas nesses regimes tributários precisam, obrigatoriamente, emitir notas fiscais eletrônicas (NF-es). A emissão desses documentos só é feita com o certificado digital.
🔹 Simples Nacional
Caso a instituição não emite Nota Fiscal Eletrônica, não será obrigada a ter esse tipo de certificação. Porém conforme a Resolução do Comitê Gesto do Simples Nacional (CGSN) N° 125/2016, empresas inscritas nesse regime que possuam mais de cinco funcionários são obrigadas a usar o documento eletrônico, ainda que não emita NF-e. Isso porque a ferramenta é exigida nos demonstrativos de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e em outros encargos trabalhistas.
🔹 MEI
O MEI não é obrigado a gerar Nota Fiscal das vendas feitas para Pessoa Física, mas é obrigado a gerar quando vende produto ou serviço a uma Pessoa Jurídica.
A senha do seu Certificado Digital é o seu acesso
para usá-lo com segurança, então escolha uma senha forte, que você possa sempre lembrar e não compartilhe ela com ninguém, pois caso você esqueça ou perca a sua senha, será preciso fazer um novo Certificado, ou seja, uma nova emissão, com novos custos.
Ao criar sua senha é importante que ela tenha:
Letras maiúsculas
Letras minúsculas
Números
Caracteres Especiais
O que devemos evitar de colocar na senha:
Nome próprio ou de pessoas próximas
Números sequenciais
Telefone
Nome de animais de estimação
Isso facilitaria uma possível violação da sua senha, colocando em risco a integridade do seu certificado.
Caso tenha alguma dúvida, é só falar com a gente!
Devemos ter um extremo cuidado com o nosso certificado,
além do que já falamos sobre os procedimentos a serem adotados, corre o risco de que seu certificado seja inutilizado, vamos conhecer em quais hipóteses isso pode ocorrer e assim evitar problemas futuros.
O Certificado Digital A3 será inutilizado:
👉 Após três tentativas incorretas de digitação do PIN, seguido de três tentativas incorretas de digitação do PUK;
👉 Esquecimento do PIN e do PUK;
👉 Perda do cartão inteligente;
👉 Formatação do cartão inteligente;
👉 Apagamento da chave privada.
Já o Certificado Digital A1 será inutilizado quando:
👉 Houver o apagamento da chave primária;
👉 Formatação do disco rígido.
O Token é
um dispositivo eletrônico no qual é possível armazenar um certificado digital.
No certificado digital em token, as chaves criptográficas do documento ficam armazenadas em um dispositivo muito parecido com um pen drive, sendo necessário apenas conectá-lo na entrada USB do computador para usar.
Ainda assim, é preciso ter alguns cuidados.
Confira abaixo:
Não molhe o dispositivo;
Não limpe com produtos de limpeza;
Não o exponha a temperaturas extremas;
Escolha senhas fortes;
Quando terminar de usar, desconecto-o do computador, isso vai evitar que pessoas não autorizadas o usem.
Não esqueça que o Token assim como o certificado digital é pessoal e intransferível, não podendo ser compartilhado para outras pessoas.
O certificado digital foi criado
para facilitar a vida de quem quer assinar um contrato sem ter que se deslocar. Com o avanço da tecnologia, este é mais um item que vem agregar os serviços de um escritório, por exemplo. Na prática, funciona como um CPF ou um CNPJ eletrônico.
O certificado digital equivale a uma carteira de identidade do mundo virtual. Imagine uma versão eletrônica de todos os seus documentos, segura e com autenticidade garantida por criptografia complexa. Com ele, é possível garantir a identidade de um indivíduo ou de uma instituição, sem uma apresentação presencial.
Dentre os serviços que exigem o certificado digital podemos citar o envio de declarações para a Receita Federal, acessar o e-CAC, enviar dados ao CAGED; e até mesmo acessar a conectividade social da Caixa Econômica.
Além das já citadas anteriormente, ainda podemos citar as seguintes:
•Possibilidade de assinar documentos de qualquer lugar;
•Validade jurídica igual ao CPF ou CNPJ;
•Segurança: é impossível fraudar uma assinatura digital;
•Praticidade e economia, com a redução do volume de papel;
•Agilidade na assinatura dos documentos;
•Possibilidade de utilizar facilidades online de diversas empresas e órgãos públicos, como declaração de Imposto de Renda Online
Qual é a importância
de se ter um certificado digital?
O Certificado Digital é uma assinatura eletrônica criada para facilitar a vida de pessoas físicas e jurídicas no envio de documentos importantes. Com ele, é possível agilizar processos, reduzir custos e, principalmente, garantir a validade jurídica, segurança e confidencialidade de dados.
Ele é essencial para enviar documentos e informações aos órgãos responsáveis pelas obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. Além disso o certificado pode ser utilizado para assinar documentos e contratos, e a assinatura digital realizada com ele tem o mesmo valor legal da assinatura que todos conhecem, feita à caneta em um documento de papel. O recurso é tão seguro que a maioria das aplicações do governo solicita a sua utilização em suas transações.
Hoje vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico e, mesmo sem perceber o certificado digital possui cada vez mais vantagens em:
Maior credibilidade
Segurança das informações
Otimização do tempo
Redução do risco de fraudes
Eliminação da burocracia
Não perca tempo e emita seu certificado digital.
Qual é o prazo de validade do meu certificado?
O Certificado Digital tem uma data de validade, ao contrário dos documentos físicos. Por isso é importante que fique atento à validade do Certificado Digital, para evitar imprevistos desnecessários.
Diferentemente dos documentos físicos como RG, CPF, CNPJ, que não possuem prazo de validade, os Certificados Digitais (CDs), tanto para pessoa física (e-CPF) quanto para pessoa jurídica (e-CNPJ), têm um prazo de validade, que varia de 12 a 36 meses. Por isso é preciso estar atento ao vencimento desse Certificado, para evitar contratempos no dia a dia.
O prazo de validade é um dos elementos de segurança dos Certificados Digitais, além da criptografia. No mundo digital, a tecnologia está em constante evolução, então, um novo Certificado sempre terá os padrões de segurança mais atualizados. O próprio Instituto Nacional da Tecnologia da Informação (ITI), autarquia que mantém a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), está sempre atualizando as suas definições das melhores práticas de segurança dos Certificados Digitais.
Além disso, os dados da pessoa ou da empresa identificada podem mudar com o tempo, por isso o Certificado precisa ser atualizado também. No caso de uma empresa, por exemplo, os sócios podem mudar; por isso um Certificado de longa duração tem probabilidade maior de ficar
desatualizado.
Sabendo disso, você pode escolher o Certificado Digital que melhor atende suas necessidades. O A1 tem validade de 12 meses e o A3 pode ser de 12, 24 ou 36 meses.
VANTAGENS EM TER UM CERTIFICADO DIGITAL
Sou uma pessoa física, eu preciso ter um certificado digital?
A resposta é SIM, ter um certificado digital na categoria Pessoa Física gera vários benefícios para aquele que adquire sendo eles:
Assinatura digital de documentos — faz com que a assinatura tenha validade jurídica, tornando desnecessário imprimir documentos e reconhecer firma em cartório;
Utilização de sistemas do Governo na internet — permite acessar e utilizar sistemas da administração pública na internet com mais segurança, como o e-Social pelo empregador doméstico e os serviços da Receita Federal do Brasil.
Para essa categoria estão disponíveis os Tipos A1 e A3.
Emita seu certificado hoje mesmo em poucos minutos.
Como sabemos, o certificado digital A1
é um arquivo de computador, que fica armazenado diretamente na máquina em que será usado. Ele pode ser copiado para mais de um local. Os sistemas que precisam de certificado digital farão o acesso direto ao arquivo, sem precisar configurar a máquina nem fazer o acesso por meio de login e senha.
Para que o certificado digital A1 seja instalado em uma máquina, é necessário salvar o arquivo no computador. Um detalhe importante é que esse tipo de certificado não é compatível com o uso em dispositivos móveis (tablet e celular).
Por que contratar o certificado digital SSL?
O certificado https é um recurso obrigatório para quem quer oferecer o mínimo de segurança para os seus clientes. Com o selo SSL, todos os dados dos usuários que trafegam pela página serão criptografados e protegidos em caso de invasões cibernéticas. Um site protegido com SSL se torna um ambiente seguro de navegação, isso significa que você pode inserir senhas de acesso ou de transações eletrônicas sem preocupações.
O Google passou a usar o SSL https como um dos fatores de ranqueamento nas suas buscas, ou seja, ao usar o HTTPS (famoso cadeadinho na URL), você tem maior relevância nas buscas no Google. Além disso, o Google Chrome sinaliza como “não seguro” os sites sem esse certificado.